MÃOS QUE FALAM | A casa-corpo e tantos eus
Conceção/Coordenação: Virgínia Mota
Artista-educador assistente: Jean Soares
Data: semana de 21 a 25 de agosto, das 14h30 às 17h30
Faixa etária: 13 aos 17 anos
Sinopse: Uma casa reflete-se na cidade. A cidade reflete-se em quê? Vamos descobrir e, para tal, desconstruir: paredes e muros, janelas e portas, reinterpretá-las como páginas de um grande caderno onde podemos inscrever os nossos sonhos, desejos e segredos. Vamos experimentar o corpo e pensar em mundos possíveis. Para isso, selecionaremos lugares, objetos e pinturas, plantas e árvores do jardim, de forma a interagir com cada um destes elementos e que serão as nossas bolas de cristal para a ler a cidade do futuro. A partir das genealogias do presente, tendo a coleção de obras de arte como um pretexto para uma excelente conversa, abordaremos os diferentes eus. Será um grande convite para repensar a identidade e os géneros existenciais, políticos e sociais com os seus principais atores: os adolescentes. Será ainda um modo de decifração das novas sensibilidades e de aceitá-las, tal e qual.
Adolescer é mais do que crescer, adolescer é ser. E ser será sempre um hino à existência!
Informações úteis aos pais e encarregados de educação:
A atividade Musas em Férias decorre em três turnos: Turno 1, Museu Romântico, semana de 10 a 14 de julho, das 10h00 às 13h00, faixa etária dos 3 aos 6 anos; Turno 2, Reservatório, semana de 10 a 14 de julho, das 14h30 às 17h30, faixa etária dos 7 aos 12 anos; Turno 3, Casa Marta Ortigão Sampaio, semana de 21 a 25 de agosto, das 14h30 às 17h30, faixa etária dos 13 aos 17 anos.
A frequência de um turno tem o custo de 35€, mediante inscrição obrigatória por formulário online e pagamento de bilhete na bilheteira presencial do local onde se realiza a atividade.
Os lugares são limitados a 20 participantes, sendo que 5 são reservados para crianças indicadas pelo Departamento de Desenvolvimento Social. Os titulares de Cartão Porto, titulares do cartão Bibliotecas Municipais, colaboradores CMP e Empresas Municipais têm um desconto de 50%.
O pagamento deverá ser feito até à quinta-feira anterior ao início da atividade, na bilheteira do espaço onde se vai realizar a atividade.
As crianças podem ser entregues no local 15 minutos antes do início da atividade e haverá uma tolerância de 15 minutos no final, para que os pais possam ir buscar as crianças.
A inscrição não inclui alimentação. As crianças devem levar lanche da manhã/tarde e água.
As atividades decorrem na sua maioria no interior dos espaços, no entanto, as crianças devem trazer roupa confortável e chapéu.
A atividade não está coberta por seguro de acidentes pessoais.