Completou 0% do inquérito
Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste inquérito. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador.

Colóquio | Casa do Infante

 

VILAFRANCADA E ABRILADA: DO ANTIGO REGIME À CONTRARREVOLUÇÃO. LEITURAS ARQUIVÍSTICAS E HISTORIOGRÁFICAS

O presente colóquio nasce da consciência de que há necessidade de revisitar e debater, com plena liberdade científica, o que foram os fenómenos políticos, ideológicos, militares e conceptuais da Vilafrancada e da Abrilada. Volvidos duzentos anos sobre tão marcantes acontecimentos, impõe-se reconhecer que o respetivo estado da arte historiográfica e arquivística está por completar, nomeadamente face ao publicado nas últimas décadas e à documentação conhecida e por inventariar.
Os anos de 1823 a 1824 constituem, em Portugal, a encruzilhada imperfeita entre um Antigo Regime de longa duração e uma contrarrevolução emergente e conjuntural, esboçando os primeiros movimentos de insurreição, face ao Vintismo nascido a 24 de agosto de 1820. Nesse sentido, a Vilafrancada e a Abrilada são dois momentos históricos específicos que marcam quer o final do triénio vintista (a 27 de maio de 1823), quer uma primeira tentativa, falhada, de consolidar o Antigo Regime (a 30 de abril de 1824).

 

 

Espaço do Museu do Porto: Casa do Infante

Morada: Rua da Alfândega, 10, 4050-029 Porto

Data: 22 e 23 de fevereiro de 2024

Custo: Gratuito